terça-feira, 23 de outubro de 2012

PRINCIPAIS SINTOMAS SOBRE AUTISMO - CONHECIMENTO É O MELHOR REMÉDIO

Quanto mais cedo for descoberto o autismo e for iniciado o tratamento, melhor será para a evolução da criança.
 
Pais, fiquem atentos aos sintomas abaixo e caso seu filho apresente algumas dessas características tirem dúvidas com o pediatra dos seus pequenos.
 
O conhecimento é o melhor remédio
 
 
1. não sorrir já com seis meses de idade
2. não interage indo pra frente ou para trás diante de estímulos visuais ou sons, mostrando interação com gestos ou movimentos faciais de aceitação já com 9 meses de idade
3. Não balbucia ou tentam falar mesmo já tendo 12 meses
4. Não expressam verbalmente com palavras já com 16 meses de idade
5. Não falam mais do que 2 palavras já com dois anos de idade
6. Apresentam regressão de desenvolvimento, mesmo já estando apto a esta fase, por exemplo, regridem na fala, na comunicação gestual, nomeação de objetos e pessoas, etc.
7. Não apresentam habilidades sociais na interação com outras crianças
8. Tem dificuldade para dar tchau
9. Tem dificuldade para bater palmas
10. Gritam muito
11. Não olham quando chamamos, parecendo ser surdo ou ter algum déficit na audição
12. Tem dificuldade para olhar nos nossos olhos
 
É muitas vezes descoberto quando os pais ficam preocupados que seus filhos possam ser surdo, ou que ainda não está falando, crianças que resiste a um afago, e evita interação com as outras pessoas.

O uso da chupeta...

Danilo usou chupeta até 1 ano e 6 meses. Quando tinha 1 ano e 3 meses iniciou as sessões com a fonoaudióloga e terapeuta ocupacional que o plano de saúde disponibilizou, ambas desistiram do meu filho alegando que ele era muito pequeno e que o uso da chupeta atrapalhava seu desenvolvimento nas atividades... ele só fazia chorar e gritar no consultório e não podíamos entrar, do lado de fora a angústia e medo de está errando com o nosso príncipe consumia a minha paz e a da minha mãe, que até hoje me representa nos consultórios, clínicas, colégio.... costumo dizer que sou uma mãe ausente/presente, pois a minha ausência se dá exatamente pela busca de recursos financeiro afim de não deixar faltar seu tratamento, lazer, estímulos, estímulos e estímulos...

Ao iniciar na clínica (SOMAR), sua chupeta foi retirada imediatamente e de forma radical. Danilo chorou muito e eu para não vê-lo mais sofrer... aceitei e o ajudei não lhe dando mais a chupeta ... foram 4 dias de muito choro, mas graças a Deus ... essa fase passou e os profissionais conseguiram trabalhar com ele, resultando em uma evolução crescente... Graças a Deus e a todos os envolvidos, familiares, professores, amigos e profissionais de saúde meu campeão hoje já fala, em algumas vezes sem funcionalidade, apenas repetindo as palavras que lhe são citadas, porém os trabalhos continuam e com isso em breve, muito breve, se comunicará de forma funcional e independente.

Então pais, não fiquem com raiva quando um profissional tirar a chupeta do seu filho, o choro em função da ausência de seu "calmante" faz parte do processo de aprendizagem. Para o profissional, também não é fácil, mas se ele insiste é porque tem interesse na evolução do seu filhão, pois seria muito cômodo disitir do paciente como fizeram com o meu.